Ana Lúcia Hennemann
Jul/2012
Gardner afirma que a Inteligência não
é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências
diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de
desenvolvimento e é relativamente independente das outras. Contudo, as
competências não desenvolvidas ficam inertes e cada uma é vulnerável e pode ser
prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro. Para
este autor existem as seguintes inteligências:
O professor deve ter a competência de
proporcionar atividades que contemplem todas as inteligências fazendo com que o
aluno possa aperfeiçoar-se naquilo que já tem de melhor, mas ao mesmo tempo
fazer um resgate deste indivíduo proporcionando-lhe o vivenciar de todas as
inteligências e eis algumas dicas...
Como estimular a habilidade
linguística para a aprendizagem
- Contar histórias
- Discutir sobre o assunto
- Escrever histórias, narrativas
- Entrevistar
- Fazer quebra-cabeças de palavras,
jogos de soletração
- Integrar redação e leitura com
outras áreas de assuntos
- Produzir, editar e supervisionar
revista ou jornal da escola
Como estimular a habilidade
lógico-matemática para a aprendizagem:
- Estimular a resolução de problemas
e jogos matemáticos
- Trabalhar com interpretação de
dados
- Utilizar experimentos práticos e
previsões
- Integrar organização e matemática
em outras áreas curriculares
- Possibilitar a realização das
coisas passo a passo
- Usar raciocínio dedutivo
- Empregar computadores na resolução
de tarefas
Como estimular a habilidade corporal
cinestésica para a aprendizagem:
Imagem: site Diárioweb
- integrar o
movimento em todas as áreas do currículo
-usar a dança, o movimento, os jogos
e as técnicas manipulativas para aprender
- fazer mudanças na sala a intervalos
frequentes
-relacionar movimentos aos conteúdos
de estudo
- empregar modelos, máquinas,
artesanato
- usar o corpo para se concentrar e
relaxar
- fazer viagens
- utilizar teatro, papéis
- Utilizar figuras para aprender
- fazer atividades visuais
- assistir a vídeos
ou criar seus próprios
- utilizar estímulos
periféricos nas paredes
- utilizar mímica
- mudar de lugar na sala a fim de
obter perspectivas diferentes
- utilizar fluxogramas, cartogramas,
gráficos e mapas e salientar com cor
Como estimular a habilidade musical
para a aprendizagem:
- aprender através de canções, de poemas com rima completa
- usar concertos
ativos e passivos para a aprendizagem
- escrever música
- integrar música com assuntos de
outras áreas
- usar música para relaxar
- fazer
imagens/figuras com música
- compor música no
computador
Como estimular a habilidade
interpessoal para a aprendizagem:
- Desenvolver atividades de
cooperação tutelar ou orientar os outros
- fazer diversos intervalos para
socializar conhecimentos
- trabalhar em equipes
- promover debates e discussões
- ter festas e celebrações de aprendizagem
- utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
- ter festas e celebrações de aprendizagem
- utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
Como estimular a habilidade
intrapessoal ou intuitiva para a aprendizagem:
- Ter conversas pessoais de “coração
para coração”
- usar atividades de crescimento
pessoal para romper bloqueios à aprendizagem
- investigar atividades
- reservar tempo para reflexão
interior: “pense e ouça”
- fazer estudo independente - ouvir
sua intuição
- discutir, refletir ou escrever o
que vivenciou e como se sentiu
- permitir a individuação
- fazer diários de história pessoal –
histórias da família
- assumir o controle da própria
aprendizagem
- Ensinar afirmações pessoais
- ensinar questionando- quem? Quando?
Como estimular a habilidade
naturalista para a aprendizagem:
- Viajar para conhecer os diferentes
ecossistemas
- Plantar, colher e produzir
alimentos
- Cuidar de animais
- Garimpar e consumir produtos
ecológicos ou orgânicos
- Pesquisar e preparar receitas
naturalistas
Como estimular a habilidade
espiritual para a aprendizagem:
- Colaborar com ONGs
- Participar de retiros espirituais
- Organizar campanhas solidárias
- Aprender a ver o ponto de vista do
outro.
- Pesquisar e respeitar as diferentes
religiões
A aprendizagem é uma combinação de 3
fatores:
Como você capta as informações - aprendiz visual, auditivo, sinestético ou tátil.
Como você organiza e processa as
informações - quer seja ou não com dominância
cerebral.
Condições para a compreender e a
armazenar as informações que está aprendendo - emocional, social, física e ambiental.
E dentro de sua sala de aula poderá
ter alunos que possuem diferentes formas de aprender:
Fica a dica:
Todas as pessoas possuem todas as
Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados.
É possível aprender um mesmo conceito
de diferentes formas inteligentes.
O professor precisa valorizar todas
as Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de
aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
ANTUNES, Celso,
Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petropólis: Vozes, 1998.
_________como
desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis:
Vozes,2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas:a teoria
na prática. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre:Artes
Médicas, 1995.
IN:http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/07/a-aprendizagem-e-as-inteligencias.html Acessado dia 03.08.2011
IN:http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/07/a-aprendizagem-e-as-inteligencias.html Acessado dia 03.08.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário