*Figura 1: GMFCS e
porcentagens aproximadas em cada grupo Fonte: Adaptada de Agarwal & Verma, 2012
por Gisleine Martin Philot (artigo em elaboração)
Toda criança com dois anos é uma buscadora de informações.
Em muitos aspectos e sentidos. Está estabelecendo relações de comparações e
precisa confirmar essas impressões de várias formas. E o adulto mais próximo é
a quem ela irá recorrer, através do olhar, comunicação corporal, gestual e
verbal para a: permissão ou não, surpresa, o perigo, confronto, reconhecimento.
Sem dúvida um adulto afetivamente ligado à essa criança,
como seus pais, seus parentes mais próximos, seu professor, cuidador servirão de
maior referencia às perguntas e respostas, pois todo o sistema emocional da
criança irá reforçar ou não suas
aprendizagens.
A criança com paralisia
grave, na maior parte das vezes, não está comprometida intelectualmente,
buscando e sentindo as mesmas expectativas de experimentações.
Assim, a complexidade da coordenação motora no corpo como um
todo, afetando linguagem, controle de cabeça e coordenação motora, faz com que
essa criança deixe de manipular e inquirir precisamente. (usando todas as expressões de comunicação).
Como profissionais responsáveis pelas atividades diárias
dessas crianças, precisamos estabelecer um calendário de
atividades-brincadeiras que abasteçam essa pequena criança de diversas
oportunidades de vivências, durante determinado período. Evidenciamos e sublinhamos que o posicionamento
corporal irá facilitar ou não essa entrada de conhecimento.
Segue o calendário de atividades (tabela 1 ) e relação de
códigos x atividades. (tabela 2)
Tabela
1: Calendário de Atividades
Tabela 2: Relação de códigos e atividades
Observações: devido a configuração interna do blogger, as tabelas 1 e 2 estão muito pequenas para visualização deixo meu e-mail abaixo para solicitação de tabelas com resolução maior
A seguir as fotos que identificam
as atividades, os recursos assistivos, e considere o leitor, que a assessoria de
uma Terapeuta Ocupacional é fundamental para determinar tamanho de imagens, conteúdo cognitivo, cores a serem exploradas,
campo visual circunscrito a cada posicionamento, calibragem sensorial para os
diversos sentidos, direção, velocidade, e arco de movimento na Integração
Sensório Motora, e principalmente os devidos posicionamentos e facilitações
motoras.
Algumas das fotos exemplificadoras a seguir.
Aprendizagens Sensoriais e Cognitivas
Mal posicionamento causa deformidades principalmente na coluna vertebral e decresce nível de atenção. Cintas circulares como essa, não impendem os reflexos extensores.Esta criança está com: retroversão de quadril, extensão dos membros inferiores em adução do quadril, campo visual prejudicado. A ausência de uma mesa, para a realização de atividades, deixa a mesma sem contato visual e oportunidades de experienciar sensações e manuseios.

Perfeito posicionamento nesta foto, os braços e a cabeça estão liberados para explorarem as bolas. O corpo do adulto pode fazer pequenas manobras de transferência peso que ajudam a normalizar o tônus, desenvolver controle de cabeça, e favorecem a simetria dos membros superiores, com um excelente contato visual.
A exploração com massa comestível mais líquida favorece a estimulação gustativa, olfativa (se adicionado um corante natural) e táctil.
Rolos, para massa, ajudam a manter os braços simétricos e facilitam a preensão, porém escolha um rolo que desliza fácil, há novos modelos que são feitos com os seguradores independentes do rolo. A atividade com as bolinhas é de efeito rápido: ação-reação facilitando à criança a realização e a auto-estima. Todas as atividades abaixo envolvem estímulos sensoriais: peso, profundidade, dureza, maleabilidade, viscosidade, ruídos, sonoridade, texturas, etc, assim como são importantes para a coordenação braço/mão/olho.




Função Simbólica



Tablets, computadores, programas, comunicadores, demais recursos assistivos: vide referência abaixo do blog da Terapeuta Ocupacional Miriam Pelosi. De confecção simples caixa de confecção caseira favorece a utilização da mão inteira aberta ou fechada para acionar o clique.
Recursos da Expansão para Integração Sensório Motora
(Combining NDT e SI)

Recursos Assistivos da Expansão


Triciclos adaptados

Conjunto Escolar Maternal a esquerda e TFK Postural a direita


Mais uma vez coloco-me à inteira disposição, esclarecendo que este post não se trata de um receituário, e sim de um condutor exemplificado, para que pais e profissionais possam juntos, viabilizar o mais precocemente e adequadamente a funcionalidade da criança com grave paralisia cerebral. Má adequação postural é causa de iatrogenia. Mediar e conduzir as criança graves à variadas experimentações é confirmar às mesmas suas capacidades e desafios, fortalecendo auto-estima e realização pessoal. Apropriar-se do empoderamento.
Observações: devido a configuração interna do blogger, as tabelas 1 e 2 estão muito pequenas para visualização deixo meu e-mail para solicitação de tabelas com resolução maior.
E-mail : gisleine@expansao.com
Gisleine Martin Philot
Terapeuta Ocupacional
Mestranda em Engenharia Mecânica - UNICAMP
Especialista em Tratamento Neuroevolutivo - Baby Course
Especialista em Integração Sensorial
Consultora Internacional em Tecnologia AssistivaSite da Expansão, Laboratório de Tecnologia Terapêutica
Blog da Terapeuta Ocupacional Miriam Pelosi referencia em TA no Brasil
Como confeccionar uma calça de posicionamento
Excelentes dicas no Blog da Terapeuta Ocupacional Beth Prado
Quer saber mais sobre Terapia Ocupacional?
Excelente material com dicas valiosas para a prática pedagógica!
ResponderExcluirObrigada,as dicas me ajudam muito pois sou mãe especial.
ResponderExcluirBom dia, onde posso comprar o andador e/ou triciclo adaptado?
ResponderExcluirMinha afilhada tem 3 anos e paralisia cerebral espástica.
meu e-mail é miqueloti@gmail.com
obrigada!
Boa noite eu tambem gostaria de comprar o andador transfer onde acho?para comprar meu filho tem paralisia cerebral tem 2 anos
ResponderExcluirMeu email é :gabi.buga1@gmail.com
Meu whats é 31992431732
Aguardo resposta
adorei suas informações pois tenho um filho com pc de 5 anos
ResponderExcluirOdorei com faço para gosegui um parapodium
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