29 maio 2012

Para ler, tocar e sentir


Jairo Marques – Assim como Você 

Sempre digo que o mundo ideal é aquele feito para todos. Que todos os lugares e coisas estejam pensadas e preparadas para receber o diverso. Fico todo pimpão       quando me deparo com iniciativas que buscam olhar com bastante carinho (ai, que mimoso ) e possibilitam uma inclusão efetiva das pessoas sem braços, sem pernas, que puxam cão-guia.

Uma série de livros – a Coleção Adélia - tem tentado vencer esse desafio e integrar, em uma só publicação, as necessidades de quem vê e de quem não vê. São livros que inovaram na leitura em braile, com um método 100% inclusivo... aêeeeeeeeee!!!!!



As responsáveis pelo projeto – viabilizado pela Lei Rouanet – são Lia Zatz (texto). Luise Weiss (ilustrações) e Wanda Gomes (Design gráfico). O novo é que o método permite que um livro publicado para deficientes visuais seja lido e manuseado, com alta qualidade de leitura, por pessoas com e sem deficiência ao mesmo tempo.

O livro “Adélia esquecida” – o segundo da série – explora as texturas dos objetos, de forma visual e tátil. Por exemplo, leitor poderá sentir a trama da malha de lã de Adélia, o zíper da sua roupa. Além de cheiros, como aromas de couro e do jardim da casa personagem. Todos os elementos gráficos do livro foram trabalhados para que ele fosse bacana de forma visual, tátil e olfativa. (huuuuuummm)





Outra coisa é que a impressão em braile não fura o papel. E isso permite tiragens maiores e qualidade de impressão para quem vê e quem não vê... fala aí se não é legalpracaramba.com.br????? Pôxa, fico pensando que legal a criança que tem um livro desses e pode emprestar pro amiguinho que é cego e vice-versa... quer integração maior?





Temos para fornecer a série de livros da Adélia em expansao@expansao.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário