23 março 2012

Um escritor premiado elabora manual do mundo para o filho com deficiência Intelectual


Jovens de um novo tempo, despertai!






Um escritor experiente se encontra diante do grande desafio narrativo: explicar o mundo e sua falta de sentido ao filho que sofre um tipo de deficiência mental. Com este enredo, o autor japonês Kenzaburo Oe elaborou a obra-prima “Jovens de um Novo Tempo, Despertai!”, que ganhou uma edição caprichada no Brasil da Companhia das Letras, com direito até a um charmoso marcador de página de tecido.
 

Com um texto lúcido, ainda que carregado de emoção, Oe não cai no sentimentalismo extremo e evita com classe narrativa os lugares-comuns. Apresenta a deficiência do filho a partir de questões existenciais pertinentes a qualquer um. Por exemplo: a morte. Parece partir da preocupação em explicar a morte ao filho todo o projeto do tal “manual de definições do mundo, da sociedade e do ser humano”.


Após uma crise nervosa do filho, pai e mãe percebem como involuntariamente usavam o fim da vida como uma ameaça de futuro nas discussões com o garoto, um adolescente em formação. “Minha mulher e eu ficamos abatidos, com vergonha de nós mesmos ao pensar nas vezes sem conta em que repetimos a pergunta: ‘Que é que você vai fazer depois que nós morrermos, Iiyo?’”.
 

O narrador está certo que foram diálogos como esse que fizeram seu filho compreender o futuro como algo a se temer. E a morte, como alguma coisa que antes de acontecer a seus pais, seria conveniente que acontecesse a ele. “Depois de vestir o uniforme escolar, meu filho se senta todas as manhãs no tapete da sala de estar. Separa os joelhos gordos, planta as nádegas firmemente no chão e abre o jornal matinal. Apenas para ler o obituário. (…) ‘ Ah, vejam outra vez quanta gente morreu esta manhã!”.


Oe escreve com a fluidez de quem está muito próximo e íntimo ao tema. Prêmio Nobel em 1994, o autor tem um filho com deficiência mental e o apresenta em sua obra frequentemente. Os capítulos que compõem “Jovens de um Novo Tempo, Despertai!” foram originalmente publicados em jornais japoneses entre julho de 1982 e junho de 1983.


Chama atenção na narrativa de Oe a proximidade que se estabelece com a literatura ocidental. William Blake é uma importante referência, inclusive os títulos do livro e dos capítulos foram tirados da obra do poeta inglês. Há várias citações de Blake e parte de versos dele algumas das imagens construídas pelo narrador em seus devaneios.


“Jovens de um Novo Tempo, Despertai!”
Autor:  Kenzaburo Oe
Editora: Companhia das Letras
Tradutor: Leiko Gotoda
 Páginas: 320

Fonte: http://entretenimento.uol.com.br/


In http://www.deficienteciente.com.br/2011/10/escritor-elabora-manual-do-mundo-para-filho-deficiente-mental-em-jovens-de-um-novo-tempo-despertai.html?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed acessado dia 23.03.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário