31 outubro 2012

Todos com Todos


Todos com Todos, é uma sociedade inclusiva, que busca diversidade, igualdade e justiça equânimes.
Nessa sociedade, todos os seus construtores sociais, culturais, educacionais, ambientais estão voltados e focados para o Desenho Universal.
“Desenho Universal, ou Desenho Total ou Desenho Inclusivo,  é um enfoque no desenho de produtos (leia-se filosofia de desenho), serviços e ambientes a fim de que sejam usáveis pelo maior número de pessoas possível independente de idade, habilidade ou situação. Está diretamente relacionado ao conceito de sociedade inclusiva e sua importância tem sido reconhecida  em todo o mundo pelos governos, empresários e indústria.
No Desenho Universal, o inventor, o projetista estuda uma série de questões que geralmente não são abordadas em um projeto comum, porque neste trabalho ele precisa considerar todas as possibilidades de uso, por usuários muito diferentes. Isso inclui questões sociais, históricas, antropológicas, econômicas, políticas, tecnológicas, e principalmente de ergonomia e usabilidade.
 Design Universal é um termo relativamente novo que surgiu do "desenho  acessível" - livre de barreiras para dar acessibilidade a pessoas com deficiência.  Mas o desenho Universal é muito maior que a acessibilidade. “ (Wickipédia)
“Onde a acessibilidade é passiva – deixando a porta aberta sem obstáculos no caminho – a inclusão te convida de forma ativa a participar da rede humana, indo além da porta livre de barreiras. Acessibilidade olha para coisas e lugares. Inclusão olha vidas humanas”. (Scott Rains)
Scott Rains






“A inclusão social das pessoas com deficiência é uma ação que, hoje, já podemos afirmar que acontece na nossa sociedade. Não é ainda completa, mas já tomou forma e a consciência das pessoas e de alguns governantes. Com a inclusão arraigada na base da formação e informação, podemos dar um passo à frente e não falar mais nesse conceito isolado, que cria mecanismos e ferramentas para trazer ao seio social um grupo de pessoas que estão à margem desse processo. Estamos levantando agora uma outra questão, mais abrangente e, sem dúvida, principal: defender um mundo de acessos universais, sem segregações, um mundo para todos.
Se caminharmos pela rua, poderemos notar que nenhum ser humano é igual ao outro e que o normal é, exatamente, ser diferente.
O Desenho Universal, este conceito que tem como objetivo definir projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana: desde as crianças, adultos altos e baixos,anões, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O Desenho Universal é o caminho para uma sociedade mais humana e cidadã."









Parque para Todos - Exemplo de Equipamento dentro dos Princípios do Desenho Universal - Todos com Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário