Brincar é ser tudo, é ser todos, é ser e ir além, é
fluir, sobrevoar, rodar, cantar, gritar, sonhar
CIRCUITO DE INTEGRAÇÃO COGNITIVO-MOTOR-SENSORIAL: Brinquedo Para Todos
Este circuito se apresenta como uma inovação absoluta no
oferecimento de estimulação de alto impacto neuroplástico como vamos
justificar, para os indivíduos com lesões neuromotoras graves, particularmente
bebes, crianças e adolescentes com Encefalopatias Crônicas, Traumas
Cranianos, e quaisquer outros agravos
neurológicos não evolutivos.
Toda ação do ser humano no espaço tridimensional e
antigravitacional está relacionada com o Sistema Vestibular e a Cinestesia.
Os inputs que se originam no sistema vestibular e
somatosensorial têm um papel fundamental na criação de modelos eficazes para o
controle postural necessário para a orientação corporal frente à gravidade e ao
meio ambiente. O feedback sensorial resultante do movimento permite adaptações das ações motoras frente a diferentes situações, demandas e tarefas e é facilitador da aprendizagem motora e cognitiva. (Gazzaniga, 1997) (Jensen, 2000).
Assim, o movimento está
presente no ser humano impregnado de sensações dos sistemas sensoriais:
somático (propriocepção, tacto, nocicepção, pressão e temperatura), vestibular,
visual, auditivo e gustativo. (Shumnway-Cook,
1995).
Pesquisadores registram que distúrbios do sistema vestibular
causam maiores dificuldades de aprendizagem. Se uma criança mantém sua cabeça
imóvel por longos períodos de tempo (como quando vê TV, ou joga videogame) o
sistema vestibular pode degenerar-se. (Hannaford 1997).
Todo nosso relacionamento com o meio que nos cerca é uma
constante ação cognitiva: captação, recepção, codificação, armazenamento,
decodificação e atuação. Esses são os caminhos dos estímulos motores e
sensoriais que quando são interpretados cognitivamente são adicionados às
experiências passadas e presentes, criando feedback e feedforward, para as
ações que realizamos e que enfrentaremos no futuro.
“Penso (e sinto), logo existo” Decartes Essas respostas adaptativas que a criança processa através da experimentação cada vez mais ampla em graus, tipos e combinações de informações sensoriais, são impregnadas de objetivos e intenções e resultam em uma modificação do meio ambiente. Essas experiências são armazenadas pelo SNC, e serão as memórias sensoriais resgatadas em experimentações futuras (Cohen 1999).
A Neurociência compreende também hoje que os aportes
cognitivos ampliam aportes motores, que os aportes sensoriais ampliam aportes
cognitivos e vice-versa sucessivamente. (Damásio, 2000) (Jensen 2000). Dessa
forma os estímulos do sistema sensorial podem facilitar ou inibir todo o
organismo. Um estímulo de qualquer sistema influencia todos os demais.
Quando falamos em influência, estamos falando em facilitação
e inibição. Não existe sistema isolado, o SNC se integra e se modela como um
todo. ( Nicolelis 2011)
Terapeuticamente compreendemos que poderemos influenciar
sistemas comprometidos a partir de sistemas não comprometidos. Sabemos também
que habilidades isoladas desenvolvidas para uma necessidade tendem a não se
generalizar para outras situações, por isso a importância do desenvolvimento
integrativo. (Oliveira e cols.2001) ( Nicolelis 2011)
Quando ensinamos uma criança a realizar o movimento de forma
mais harmoniosa, com melhor aproveitamento energético e mecânico, os músculos
ficarão mais fortalecidos e poderão repetidamente, em atividades de interesse
da criança, ir gradativamente se fortalecendo e iniciar os primeiros movimentos
voluntários, base para a recuperação.
Tem sido uma preocupação nossa, como inventores, criar tecnologias
que possam intermediar essa situação. Nos últimos 22 anos estamos projetando
diversos dispositivos para posicionar, facilitar e desenvolver padrões motores.
Entendemos que com a tecnologia se consegue reproduzir os
“exercícios” de uma maneira sistematizada e controlada e sem tantas variáveis.
(Nicolelis 2011)
A utilização de um determinado recurso terapêutico favorece
a compreensão do aplicador, bem como do usuário. Reproduz fielmente o movimento
solicitado. Agrada ao usuário, que vê no recurso tecnológico, um aliado e um
multiplicador de capacidade A concepção da tecnologia como integradora de uma discapacidade
é muito bem aceita. ( Nicolelis 2011)
O Circuito de Integração Sensório-Motor baseia-se na
coletânea de pesquisas e observações que centenas de pesquisadores, educadores
e terapeutas vêm realizando em todo o mundo, ao observar as crianças “brincando
em um parque”.
Todos temos fortemente registrado na nossa memória emocional a felicidade que sentimos,
quando pequenos, de estar brincando nos parques, junto dos amigos, fortemente
influenciados pelo prazer de ir além daquele espaço e ir para um mundo
imaginativo cheio de poderes especiais.
Como citamos, vários estudos e pesquisas mostram que ao
ativarmos os circuitos vestibulares, através das manobras para provocar
re-equilíbrio durante as brincadeiras num parque (girar, rodopiar, subir,
descer, ascender, descender, correr, pular, fazer cambalhota, etc.) estamos
desenvolvendo novas rotas motoras, sensoriais e cognitivas.
Em cada elemento tecnológico que desenvolvemos, buscamos
gradativamente e criteriosamente dosificar a quantidade de estímulo
cinestésico-vestibular que iremos oferecer, em conjunto com movimentos e sensações.
“Brinquedo para Todos” são equipamentos para promover o
brincar, brincar como fonte de pura diversão, alegria, motivação; brinquedos cuja utilização, de forma indireta terapeuticamente,
reverta em modificação das estruturas neurais, em espessamento do córtex
cerebral, promovendo no individuo que os utiliza frequentemente, um aumento da
capacidade integrativa de seu cérebro.
“Brinquedo para Todos” são brinquedos inovadores,
futurísticos, especialmente calibrados para a aventura do poder fazer, tão lúdicos
e não menos terapêuticos, serão uma nova forma de brinquedos que estabelecerá novos paradigmas
no “tratar” das pessoas com deficiências.
Gisleine Martin Philot, Terapeuta Ocupacional
Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva
e-mail: gisleine@expansao.com
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