10 novembro 2011

Neurônios Espelhos

                        Post retirado do site: reabilitaçãocognitiva.org

Mais de vinte anos atrás, uma equipe de cientistas, liderados por Giacomo Rizzolatti da Universidade de Parma, descobriu em macacos células especiais no cérebro, chamadas”neurônios-espelho”. Estas células pareciam ser ativada tanto quando o macaco fazia algo em si e bem como quando o macaco via outro macaco fazer a mesma coisa.

A função dos neurônios-espelho em seres humanos desde então se tornou um tema popular. Na edição de Agosto da revista Perspectives on Psychological Science, uma equipe de pesquisadores debateu se o sistema de neurônios-espelho está envolvida em diversos processos, tais como a fala, a compreensão, a compreensão do significado das ações de outras pessoas, bem como a compreensão da mente e das intenções de outras pessoas.

Quanto a compreensão da fala….

O sistema de neurônios-espelho, provavelmente, desempenha algum papel na compreensão da fala de outras pessoas, mas é provável que esse papel seja muito menor do que se afirmou em estudos prévios sobre o tema. No artigo discute-se que os processos dos neurônios-espelho relacionados com essa capacidade só podem contribuir para compreender o que outra pessoa está tentando dizer se o ambiente é muito barulhento ou há outras complicações às condições normais de percepção da fala.

Quanto a compreensão das ações….

Neurônios-espelho têm sido citados como participantes na compreensão da forma como as ações são executadas e os motivos de outras pessoas as estarem realizando. Há muitas ações físicas em determinadas atividades, como as que faz um jogador de golfe, e embora a maioria de nós não realize esses movimentos, entendemos essas ações de qualquer maneira.

Alguns estudiosos de neurônios-espelho têm sugerido que não necessário saber fazer para o entendimento da ação. Inclusive, dados de neuroimagem analisados ​​nesse artigo da Perspectives on Psychological Science demonstraram que as ações que nós mesmos temos mais experiência – as ações que executamos e entendemos melhor – na verdade são as que requerem menos atividade dos neurônios-espelho.

Quando a compreensão da mente do outro…

Um dos papéis mais poderosos sugerido para o sistema de neurônios-espelho nos seres humanos é não só o entendimento de ações físicas ou do discurso, mas das suas mentes e de suas intenções.

Tem sido sugerido que algumas pessoas, como as pessoas com Autismo que têm dificuldade em compreender as mentes de outras pessoas, podem não ter a ação dos neurônios-espelho. No entanto, numerosos estudos revisados ​​nesse artigo mostram, consistentemente, que pessoas com Autismo são altamente capazes de compreender as intenções das ações de outras pessoas, sugerindo que essa hipótese sobre pessoas com autismo e a falta de ações dos neurônios-espelho precisa ser revista.

Esse artigo é intitulado “Mirror Forum Neuron” e apresenta algumas das mais difíceis perguntas sobre os neurônios-espelho, até esta data, e explanações que pretendem levar a respostas.

Fonte: ScienceDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário