29 setembro 2011

Familias nas Redes Sociais


Nos últimos anos, as famílias têm estado mais presentes nas redes sociais, através de blogs, perfis em facebook, twitter, e também nas livrarias escrevendo livros, cartilhas, etc, com o objetivo de apresentar, documentar e esclarecer o dia-dia com seus filhos com deficiências neurológicas.

Essa rede de pais tem oferecido uma oportunidade imensurável para trocas de experiências com outros similares ou não.

Hoje, ao receber a notícia do nascimento, ou da ocorrência de uma lesão que levará a uma deficiência neurológica, esses pais podem esclarecer suas dúvidas, anseios de uma forma muito mais rápida e real.

Da mesma forma, ao postar na rede social o lidar diário com essa situação, que absolutamente não é comum a todos, também possibilita a difusão e o esclarecimento às pessoas que desconhecem o universo das deficiências neurológicas em crianças.

Sabemos o quanto o descontrole motor interfere nas faces, nas formas de expressão, na incoordenação corporal, que é traduzido para os leigos como um “estado” de desligamento. Muitas pessoas desconhecem as inúmeras formas de contato, de comunicação, de aprendizagem que estão presentes nessas crianças.

Ainda estamos muito distantes das transparências necessárias e do convívio sem barreiras atitudinais. Pais com filhos autistas, com síndromes raras, com múltiplas deficiências tendem a deixar o filho mais recluso por conta da complexa relação das pessoas frente a uma criança com mais comprometimento.

Nossa dica de hoje procura também tornar mais visível esses blogs, o lançamento de livros. Queremos tornar mais facilitada aos nossos leitores, essa importante tarefa que essas famílias estão fazendo ao tornar público suas dificuldades, suas esperanças, sua convivência com o inesperado, com o incomum. Assim estamos contribuindo para que mais pessoas conheçam, convivam e saibam olhar de frente para uma criança com disfunção neurológica. A leitura desse material, também ajuda muito a nós profissionais de saúde, a refletir sobre as correlações teórico-práticas e como cada universo familiar pode fazer uma diferença importante no atendimento dessa criança. Temos muito para aprender.


Diário de uma mãe polvo: http://contosmamaepolvo.blogspot.com/

Uma mãe especial: http://umamaeespecial.blogspot.com/


Seguem mais exemplos:
Beri, Lu e Tropinha: http://beriquerserfeliz.blogspot.com/
Meus frutos: http://dinhalacerda.blogspot.com/
Educação condutiva com amor: http://educacaocondutiva.blogspot.com/
Por que Heloisa ? http://porqueheloisa.blogspot.com/
Diário de uma mãe especial http://diariodeumamaeespecial.blogspot.com/
Mãe de meninas: http://www.pequenaagnes.blogspot.com/
Anjo da Luz http://caminhacaminhando.blogspot.com/
Arthur Rompendo Limites: http://wwwarthurrompendolimites.blogspot.com/
Camilinha de Paralisia Cerebral : http://camilinhaamorincondicional.blogspot.com/
Luta de uma mãe: http://lilibeleza.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário