07 abril 2011

Esta vaga não é sua nem por um minuto



Campanha: “Esta vaga não é sua por nem um minuto!”
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) no dia 31/03, em Plenário, fez uma homenagem à paranaense Mirella Prosdócimo. Tetraplégica desde os 17 anos, Mirella ficou conhecida no Brasil após ser agredida em um estacionamento em Curitiba há cerca de duas semanas por ter chamado a atenção de uma motorista não autorizada que estacionou na vaga destinada a pessoas com deficiência.
Segundo a senadora, além de sofrer agressão verbal, Mirella só não foi agredida fisicamente porque duas mulheres que a acompanhavam seguraram a motorista. Gleisi Hoffmann disse que nem o supermercado ao qual pertence o estacionamento e nem a Diretoria de Trânsito de Curitiba tomaram providências a tempo. Ainda assim, a senadora acredita que o incidente e a atitude de Mirella renderam bons resultados.
Gleisi Hoffmann disse que “a indignação de Mirella ganhou nome e rosto”, tendo-se formado uma grande corrente de apoio à jovem, denunciando o desrespeito que ainda há em relação às pessoas com deficiência. Do apoio conquistado por Mirella, disse a senadora, resultou o movimento “Esta vaga não é sua por nem um minuto”.
A senadora lamentou que a Lei 10098/2000, que estabelece normas para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que já tem dez anos, ainda não seja cumprida e que os direitos das pessoas com deficiência não sejam respeitados por grande parte da população. Ela sugeriu que o Senado faça campanhas de conscientização sobre o tema.
Mulheres
Em seu discurso, Gleisi Hoffmann disse ainda que o Paraná é um dos poucos estados que não têm um órgão de governo que represente as mulheres. A senadora fez um apelo ao governo do estado pela criação de uma secretaria que defenda os direitos das mulheres e pela assinatura do pacto de enfrentamento da violência contra a mulher.
A senadora explicou que o Paraná só pode assinar o pacto se tiver um órgão no governo do estado que represente os direitos e interesses das mulheres na gestão pública. Ela fez um apelo ao governador Beto Richa, neste sentido, manifestando a sua certeza de que a medida trará grandes avanços, não só para as mulheres paranaenses, mas para a gestão do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário